lunes, 8 de diciembre de 2014

By Chronosfer


Tom Jobim: vinte anos depois….


Fernando Rozano

Hoje, na contagem do tempo, vinte anos se completam da partida de Tom Jobim. Como todas as perdas, irreparável. Sem ele, as águas de dezembro esfriaram no lado de cá do hemisfério sul. Jobim foi brasileiro até no nome: 

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim na certidão de nascimento. Falar exatamente o quê de um compositor que sempre esteve (e está) presente em todos os momentos de nossa vida. Quem não se envolveu com "Garota de Ipanema"? ou "Chega de saudade"? Quem sabe a eternizada "Águas de março", em gravação antológica com Elis Regina? As parcerias com Chico Buarque, Toquinho, Vinícius de Moraes, Edu Lobo atualíssimas. As canções que compõem o disco com Frank Sinatra, de 1967, ou então a presença do violão e voz de João Gilberto a encantar ainda mais suas composições. Poderia ficar aqui enumerando, contando, descrevendo tudo que seja possível sobre o carioca do mundo. Se não fosse suficiente cada uma de suas músicas, a aproximação definitiva do popular e o erudito e o erudito com o popular já o colocaria em todos os halls existentes da fama e da sensibilidade. Mais que compor o considerado marco zero da bossa nova, Jobim foi (e é) a essência da brasilidade universal.

Vinte anos sem Tom. O brasil fica assim, com letras minúsculas. Dentro de nós, é maiúsculo. Abaixo alguns de seus trabalhos na íntegra.

Tom Jobim Canta Vinicius de Moraes | (Álbum Completo) (Full Album) [1990]



Antonio Carlos Jobim - Wave (1967) Full Album



The Wonderful World of Antonio Carlos Jobim | (Full Album 1965) Bossa Nova (Full HD) Álbum Completo



Urubu | Tom Jobim (Full Album) (Álbum Completo) (1976) Bossa Nova \ Jazz



Foto: http://www.jornalggn.com.br/blog/laura-macedo
By De Turfe Um Pouco

No hay comentarios.:

De Turfe Um Pouco

De Turfe Um Pouco
Imprensa Internacional