viernes, 13 de abril de 2012

ARTES PLÁSTICAS

CASA NOVA, VIDA NOVA

Inspirada no modelo de 27 anos atrás na Rua Santo Antonio (à esquerda), está em fase de conclusão a nova sede da galeria ARTE&FATO na Avenida Protásio Alves, 1.893 (à direita). Naquela época, o prédio lembrava uma caixa preta – e serviu de base de lançamento de importantes nomes da geração 80 da arte aqui do Estado.



Esse conceito é agora retomado pelo espaço em uma concepção arquitetônica bem contemporânea, abrigando o acervo da galeria e dando continuidade à proposta do marchand Decio Presser de promover novos talentos. A inauguração do novo endereço, neste sábado, será com a primeira exposição de Theo Felizzola – pintor gaúcho de 27 anos atualmente radicado em San Francisco, onde conclui seus estudos em artes.



A Arte&Fato também vai inovar nas aberturas de mostras: a partir de agora, os vernissages vão rolar sempre nos sábados à noite.

Roger Lerina
Contracapa/Zero Hora

ARTE&FATO GALERIA

Sábado,14 de abril, às 19h, a Arte&Fato inaugura sua nova sede, na Av.Protásio Alves,1893, com a exposição de pinturas de Theo Felizzola.Este artista de 27 anos, estuda Arte em San Francisco, USA, e nesta primeira individual reúne uma série de óleos caracterizados pela desconstrução da figura.O marchand Renato Rosa assina a apresentação.

Figura manipulada



Theo Felizzola ingressou no curso de Eng. Civil da UFRGS, onde passou um ano percebendo que estava no lugar errado. Motivado por já trabalhar com criação de websites, ingressa no recém criado curso de Comunicação Digital da Unisinos. A seguir, parte para os Estados Unidos a fim de ingressar na Academy of Art University, San Francisco, CA. Na Califórnia vive uma disciplina rígida e cumpre um rigoroso histórico escolar no qual o trabalho em torno da figura humana vai as últimas consequências.



Interessante para quem saiu de um estado como o nosso onde existe uma tradição de tratamento figurativo. Mas ser figurativo hoje, parece trazer um certo ranço acadêmico...e essa é a primeira sensação – enganosa para quem vê – na primeira leitura, da pintura de Theo Felizzola. E o "conflito" aprofunda-se mais porque ele usa tinta a óleo...mas sua opção pelo óleo, meramente obedece a uma questão de temperamento, de disciplina pessoal. Um caráter silencioso de observação, de busca de sutilezas, luzes, na manipulação da figura humana que ele, com muita maestria, já desconstrói; e nesse ponto é que os leitores apressados devem deter-se. Leitura aparentemente fácil para quem vê, difícil para quem faz. É raro encontrar um jovem artista empenhado com tanta dedicação e seriedade ao ofício. Mesmo dono de breve trajetória, siga o curso. Convém acompanhá-lo
.



Renato Rosa
Curador


Em seu novo endereço a galeria funcionará de segunda a sexta, das 12 às 19h e aos sábado das 19 às 21h. A exposição permanece aberta a visitaçao até 05 de maio, mais detalhes em artefatogaleria.blogspot.com
Apoio; FOXTER Cia.Imobiliária

Fotos: Decio Presser (Antiga galeria)
Helio Eudoro (Nova galeria)
Obras: Theo Felizzola
Posted by Mário Rozano

No hay comentarios.:

De Turfe Um Pouco

De Turfe Um Pouco
Imprensa Internacional