JORNAL DO TURFE, 18 ANOS DE EXISTÊNCIA, 18 ANOS DE LUTAS
Semanário entra em seu Ano 19, sempre distribuído gratuitamente
João Carlos Faro
O jornalista Marcos Rizzon, um apaixonado pelo turfe, há 18 anos lançava um novo produto no mercado turfístico, o Jornal do Turfe. Primeiramente, uma edição regional, logo depois, de âmbito nacional, falando de tudo o que acontecia no mundo do turfe – fatos positivos e negativos, procurando estimular a opinião pública e dar-lhe rumos. Com esta, são novecentas e quarenta e duas edições. Um marco difícil de ser alcançado num esporte praticamente abandonado pela mídia. Aproveitando a volta do Hipódromo Nacional de Maroñas, no Uruguai, e seu empreendedorismo natural, Rizzon lançou o Jornal Del Turf, em língua espanhola, já no nono ano de circulação contínua.
Em meus mais de 30 anos como profissional do turfe, conheci poucas pessoas como Marcos Rizzon. Criticado por alguns e elogiado por muitos, porém, sem jamais se esquivar de emitir opinião, mesmo em assuntos muito delicados. Como é comum nos meios jornalísticos, acertou e errou, agradou e desagradou. Fundamentalmente, porém, noticiou em seu jornal cada fato ocorrido no turfe, permitindo que o leitor – de Norte a Sul do País, ficasse sempre informado.
Incansável, Rizzon viaja para qualquer local em que ocorra um grande evento turfístico, tanto nos hipódromos mais nobres quanto nos pequenos prados do Interior. O jornalismo é quase um sacerdócio e, dessa forma, Rizzon pode ser considerado um dos (poucos) sacerdotes entronizados no turfe brasileiro.
Dessa forma, o mínimo que qualquer leitor do Jornal do Turfe (dentre os quais eu me incluo) pode dizer no dia de hoje é: parabéns, Jornal do Turfe, por seus 18 anos de existência!
João Carlos Faro
Jornalista
Prezado Marcos Rizzon,
Parabéns pelo Dia do Jornalista, comemorado no país no dia 8 de abril e, pelos 18 anos de edições ininterruptas do Jornal do Turfe, que já faz parte da história do jornalismo nacional, onde tem seu nome e exemplares inseridos no Acervo da Fundação Biblioteca Nacional.
O Jornal do Turfe integra a relação dos mis importantes veículos editados no Rio Grande do Sul desde o início do século XX, como o Porto Alegre Sportivo, O Rio Grande Sportivo, O Turf, Vida Turfística, Protectora do Turf, A Voz do Turf, A Semana Esportiva, Revista dos Esportes, Turfe Magazine, Turfe de Bolso, todos fundamentais para o desenvolvimento do esporte das rédeas.
Jornalismo se faz com informação, opinião e convicção, e o Jornal do Turfe é o melhor exemplo. Editado e distribuído gratuitamente, O JT tem posição consolidada e recebe o reconhecimento da comunidade turfística nacional e no exterior.
Mário Rozano
De Turfe Um Pouco


No hay comentarios.:
Publicar un comentario