sábado, 26 de abril de 2014



Elevage nacional




Kodiak Kowboy, líder de estatística nos EUA, chegará ao Brasil em julho para o Haras Che Renda


Três vezes ganhador de Grupo 1 – em 1.200, em 1.400 e em 1.600 metros -, “Champion Sprinter” nos Estados Unidos, “Champion 2yo” no Canadá, o espetacular velocista Kodiak Kowboy tem passagem marcada para o Brasil para cumprir estação de monta no segundo semestre deste ano.

Arrendado pelo mato-grossense Haras Che Renda, de propriedade do turfman Marco Baraúna, Kodiak Kowboy é egresso da poderosa WinStar Farm, um dos mais pujantes e vitoriosos centros de monta americanos, localizado no Kentucky, e que hoje conta, apenas em sua sede em Versailles, com nada menos do que 25 reprodutores, entre os quais os famosos Tiznow, Speightstown, Distorted Humor e More Than Ready.

Kodiak Kowboy foi “Leading Freshman Sire” nos USA em 2013, ganhando as estatísticas americanas do ano passado com o mais alto percentual de filhos vitoriosos aos 2 anos entre todos os garanhões de 1ª geração naquele País. Isso se traduz por velocidade, precocidade e brilhantismo. Seu espetacular índice de 15 ganhadores e quatro ganhadores clássicos sobre 26 corridos já na 1ª geração, em 2013, segue em alto nível em 2014, pois atualmente Kodiak Kowboy ocupa a 7ª colocação (entre mais de 150 garanhões) na estatística de 2ª geração americana, estando novamente entre os “Top Five” entre os reprodutores alojados no Kentucky.

A negociação foi conduzida pelas empresas TBS (Brasil) e Wynrose Equine (Estados Unidos) agências que há pouco formalizaram parceria internacional, e - assim como o “shuttling” de Fusaichi Pegasus - começou a ser construída no ano passado.

Segundo o diretor da TBS Eduardo Buffara, “com a incrível velocidade e precocidade que transmite, Kodiak Kowboy deverá ter um tremendo impacto no Brasil. Temos um mercado forte para sprinters e Kodiak Kowboy representa, em alto nível, a velocidade e a precocidade pelas quais os cavalos americanos são conhecidos. Também quero crer que seja a primeira vez que se trará ao Brasil um cavalo que acaba de vencer uma estatística americana, que acaba de ser ‘leading sire’ e logo na geração inicial, ou seja, que já começou no topo e está em franca ascensão. Quem assiste aos vídeos das vitórias de seus produtos de 2 anos nos Estados Unidos fica absolutamente impressionado, pois eles simplesmente largam e acabam. São vitórias por vários corpos, de ponta a ponta, o que no turfe onde mais se preza e se valoriza a velocidade é algo efetivamente que merece atenção. É de se imaginar o que seus filhos farão no Brasil”.

Divulgação: TBS
Raia Leve


By De Turfe Um Pouco

No hay comentarios.:

De Turfe Um Pouco

De Turfe Um Pouco
Imprensa Internacional