HIPÓDROMO ARGENTINO DE PALERMO – 28/9
“OUTSIDER” EQUAL VAN (VAN NISTELROOY) AVANÇA E SE CREDENCIA AO DERBY ARGENTINO NO MIGUEL F. MARTÍNEZ-G2
O segundo semestre no turfe argentino pautado por competições de graduação máxima na escala internacional, reservou para a reunião desta sexta-feira (28/9) no Argentino de Palermo, o Clásico Coronel Miguel F. Martínez-G2 ($186.000/1800m/areia), estruturado para potros nascidos a partir de 2009, e que seleciona o trajeto ao grandíssimo Derby Argentino, o Grande Premio Nacional-G1, que será disputado sobre 2.500 metros, no mesmo cenário, em novembro próximo. Na estrelar, o tordilho Equal Van, produziu uma atuação de acordo com a evolução de sua incipiente campanha, venceu e convenceu, de ponta a ponta, sem concessões.
O filho de Van Nistelrooy recebeu direção eficiente de Adrián Maximiliano Gianetti, que franqueada à pista tomou o controle das ações junto à cerca interna e viajou em confortável condição durante todo o desenrolar do clássico. Sarracen acompanhou o líder buscando marcar posição, enquanto Van Perpignan, Lejano Oriente e fechando a marcha Frasero seguiam em fila. Desta forma completaram a oposta, e uma vez no direto, ensaiando um passeio, Equal Van deu cifras definitivas a contenda. Acionado por Edwin "Maravilla" Talaverano,o plebiscitado Lejano Oriente (Mutakddim) - que levou a carreira expectante durante todo o tramite, cresceu encostado aos paus, para nos final formar a dupla, cruzando o espelho a 2 ½ corpos do tordo Equal Van. Vindo de fundo do lote em atropelada insinuante, porém tardia, Frasero (El Corredor) com o custo da diferença de 2 ½ da escolta. Finalizou na quarta colocação a ¾ de corpo, Sarracen (Equal Stripes).
O crédito do trainer Gustavo Scarpello estabeleceu parciais de 24”25, 48”84, 1”13”23, para completar com o relógio oficial apontando 1’48”88 nas 18 quadras da pista de areia seca do circo parlemitano. Chamou a atenção a condição de outsider de Equal Van, que contrariando os guichês, contemplou seus investidores com o rentável Sport de $12,05 por unidade.
Equal Van, um tordilho de 3 anos, que defende os interesses da Caballeriza El Milagro, é de criação do tradicional Haras Firmamento e procede de Van Nistelrooy (Storm Cat) em Equaliza por Equalize. Completou uma campanha de apenas três apresentações, com dois lauréis (um estrelar).
Mário Rozano
Fotos: Departamento de Imprensa HPSA
No hay comentarios.:
Publicar un comentario