domingo, 26 de mayo de 2013

HIPÓDROMO DE SAN ISIDRO – 25/5


Gran Premio Internacional 25 de Mayo-G1


Ordak Dan (Hidden Truth) fez por merecer e vai para a Breeders’ Cup, enquanto Going Somewhere novamente chegou atrasado para comemorar.


 
 
















 
Na data da nação Argentina, o majestoso Hipódromo de San Isidro, no norte de Buenos Aires, se revestiu de gala e apresentou para o exigente turfista portenho um programa intenso composto por dezenove competições, com três provas de grupo 1 na escala internacional e um handicap.


A prova central do evento, o Gran Premio Internacional 25 de Mayo-G1 ($510.000/2400m/grama) para produtos de três anos em adiante, outorgava, além da expressiva dotação, a passagem direta ao vencedor para disputar a famosa Breeders’ Cup Turf –G1 (2400 m) nos Estados Unidos, com bolsa de 3.000.000 de dólares. Com a conformação de dezoito postulantes e apenas um forfait protocolado pelo brasileiro Abuelo (Wild Event), o destaque foi reservado ao titular do GP Carlos Pellegrini-G1, o brasileiro Going Somewhere, eleito favorito, tanto pelos guichês como pela imprensa especializada.






A largada do clássico foi retardada em alguns minutos com a escapada do box de Ordak Dan – antecipando o que foi mostrado na pista durante os tramites – contudo, a vontade de vencer do jovem piloto Pablo Carrizo foi decisiva e logo conteve seu pilotado retornando ao partidor.






Autorizada à largada, quem procurou a ponta foi o santafesino Beside The Point com Jorge Ricardo apurado, seguindo de muito perto por Storm Rancher, em terceiro Ruiseñor Moro e Ordak Dan expectante e viajando protegido pelos paus, depois Soñador de Areco e Calvados. Soy Carambolo buscava espaço no meio do lote, enquanto Going Somewhere, que partiu da baliza 18, logo ganhou posições, porém se manteve no último bloco por fora e sem tráfego.



O tramite na oposta foi marcado pela insistência de Storm Rancher na vanguarda e Beside The Point sempre acionado, com Ruiseñor Moto e Ordak Dan, e os demais corriam em fila indiana. Ao entrarem na grande curva Ordak Dan foi levado para fora, avançou sobre os ponteiros e na entrada do tiro direto final assumiu a liderança,  voltando para cerca interna. A tudo isto assistia impassível  Going Somewhere, e quando Nelito Cunha, nos 400 deu a partida, entrementes a distancia para o ponteiro chegava a mais de 40 metros. Vindo de trás Soy Carambolo partiu em caça do líder e por fora, com desenvoltura chegava como surpresa Lulu Champion, com o toque feminino de La Carabajal, dando ares. No epílogo, Ordak Dan sustentou a ponta e cruzou o espelho com ¾ de corpo de vantagem sobre Soy Carambolo (Val Royal), e chegava voando, porém tardiamente Going Somewhere (Sulamani) garantindo um lugar no pódio por focinho da escolta.



Em quarto, em final empolgante Lulu Champion (Equal Stripes) a 2 corpos e na quinta posição, a 1 ½ de corpo Fantastic Royale (Val Royal). Beside The Point (Incurable Optimist), na sexta colocação, mostrou que vai por mais pelo que cumpriu na carreira, e Calvados (Snipewalk), a ¾ de corpo e pescoço, fecharam o placar sanisidrense.






A Caballeriza Mistério, de Gualeguaychú, detentora dos direitos de Ordak Dan e seu treinador, Carlos Carabajal, aceitaram o difícil desafio da estrelar e o neto paterno de Danzing venceu, todavia na débil marca de 2’29”34 – considerando o recorde de Asidero com 2’21”98 – com parciais de 24”66, 50”03, 1’15”41 e 1’39”80.




Ordak Dan, aos 4 anos, o castanho criado pelo Haras Caryjuan, procede de Hidden Truth (Danzig) em Duna Ter por Sir Chester. Completou campanha de 11 exibições públicas, obtendo cinco impactos (um na esfera nobre, Gran Premio 25 de Mayo-G1) e quatro colocações. Em recompensas, seus créditos em conta corrente alcançam a soma de $506.300.





Mário Rozano
Fotos e vídeo: Imprensa-Hipódromo de San Isidro

No hay comentarios.:

De Turfe Um Pouco

De Turfe Um Pouco
Imprensa Internacional