miércoles, 9 de octubre de 2013



 

 

Morre em São Paulo Margarida Polak Lara, primeira dama do turfe brasileiro


Aos 107 anos de idade, mais de 80 deles vividos no Brasil, faleceu na madrugada desta quarta-feira, na capital paulista Margarida Polak Lara, sócia do Jockey Club de São Paulo e titular do Haras Faxina, um dos mais tradicionais do turfe brasileiro, fundado em 1941 pelo casal Henrique de Toledo Lara e Margarida Polak Lara no município de Santa Gertrudes, na região de Campinas. Foi a concretização de um sonho para o casal, que tinha como característica o interesse pelos cavalos.

Margarida Polak Lara, nascida na Rússia, chegou ao Brasil em 1932. Era encantada pelos cavalos e chegou a ser praticante de hipismo, ainda na Rússia, e teve participação ativa no turfe paulista. Henrique de Toledo Lara teve, no turfe, a influência do tio Antenor de Toledo Lara. A presença constante do casal no Jockey Club de São Paulo ajudou a consolidar o espaço como um marco para a sociedade brasileira.

Dentre os muitos craques criados pelo Haras Faxina, estão: Narvik (Antonym e Ciccé), ganhador dos GPs Cruzeiro do Sul (1958) e Brasil (1959), ambos do Grupo I. No GP Brasil, na época disputado na distância de 3.000 metros, Narvik venceu assinalou 3m03s5, um recorde que perdurou até agosto de 2012; Gadahar (Earldom II e Queeny), vencedor de sete provas em Cidade Jardim, entre elas o GP São Paulo (1975) e o GP Jockey Club de São Paulo (1973), ambos do Grupo I; Rabat (Tratteggio e Risota), com quatro vitórias em Cidade Jardim, três delas em Grandes Prêmios: GP Copa Brasil – Estados Unidos (1984), GP Presidente Rafael A. Paes de Barros (1985), do Grupo II e, em sua maior conquista, o GP Derby Paulista (1984), prova do Grupo I; Off the Way (Tratteggio e Fifi La Joli) conseguiu 13 vitórias, 12 delas em Cidade Jardim e entre estas, o GP Criação Nacional - Taça de Prata (1981), o GP OSAF (1982), o GP José Guathemozin Nogueira (1981), todos do Grupo I. Na Gávea, Off the Way venceu o GP Brasil (1983), na época a terceira conquista de uma égua na importante prova.

A Primeira Dama do Turfe, com Albenzio Barroso
 ostentando as cores do Haras Faxina (Turf e Fomento)

Pela importante presença no turfe paulista, a Taça de Prata de potrancas (Grupo I) tem seu nome. No último sábado, em Cidade Jardim, foi disputado o GP Henrique de Toledo Lara (Grupo I), segunda prova da Tríplice Coroa de potrancas de São Paulo, vencida por Estupenda Demais, do Stud Alvarenga.

Dona Margarida no GP São Paulo/2013. Foto: Mário Rozano

O velório será realizado no Jockey Club de São Paulo, no Salão Luiz Nazareno, a partir das 16 horas de hoje. O enterro acontecerá amanhã, às 11 horas, no Cemitério Campo Grande, localizado na Avenida Nossa Senhora do Sabará nº 1371, em São Paulo.

Redação
Foto: Paulo Bezerra
Raia Leve
By De Turfe Um Pouco

No hay comentarios.:

De Turfe Um Pouco

De Turfe Um Pouco
Imprensa Internacional